terça-feira, 14 de junho de 2011

projeto corpo humano - Turma Maternal e Jardim I - Professora Genise

CORPO HUMANO, ÓRGÃOS DOS SENTIDOS E SUAS PARTES
TURMA DE MATERNAL E JARDIM I
PROFESSORA – GENISE
OBJETIVOS:
Ø  Identificar através de músicas as partes do corpo humano;
Ø  Aprender brincando as funções das partes do corpo humano;
Ø  Conhecer os órgãos dos sentidos de acordo com as músicas cantadas: Cabeça, ombro, joelho e pé – (Xuxa), Corpo Maneiro - (Jane Emirene).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø  Estimular as crianças a: rolarem, agarrarem, engatilharem, distinguir os sentidos e andar em equilíbrio de um só pé;
Ø  Andar sobre as linhas, trabalhando assim atividades de psicomotricidade;  
Ø  Estimular a socialização;
Ø  Estimular as crianças a explorar todos os sentidos de forma abrangente.

JUSTIFICATIVA: Tendo em vista a necessidade de trabalhar as partes do corpo humano e as funções dos órgãos dos sentidos, notando que as crianças necessitam de conhecimentos, foi resolvido realizar esse projeto para que as mesmas tenham mais conhecimentos, noções, sintam e conheçam sobre seu corpo, fazendo distinção dos órgãos dos sentidos.

CONTEÚDOS:

Ø  Órgãos dos sentidos;

Ø  As partes do copo;

Ø  Desenhar e pintar os órgãos dos sentidos;

Ø  Dramatizações;

Ø  Salada de letras;

Ø   Desenho do corpo humano;

Ø  Construir em desenho as partes dos órgãos dos sentidos.
RELATO DO PROJETO
Os alunos ficaram muito contentes durante o desenvolvimento do projeto, estavam muito satisfeitos quando estava sendo aplicado o assunto relacionado com os nossos sentidos, se preocupavam muito em saber qual era a função do tato, olfato, visão, paladar e audição. Sempre faziam os movimentos que a música direcionava juntamente com a professora.
A prática alicerçada foi na teoria do Apriorismo. Baseado em Piaget e Kant, e o mesmo se refere, que o nosso conhecimento provém de duas fontes fundamentais do espírito, das quais a primeira consiste em receber as representações (a receptividade das impressões) e a segunda é a capacidade de conhecer um objeto mediante estas representações (espontaneidade dos conceitos). Com base em Piaget, que afirma que os conhecimentos são construídos através da ação do sujeito cognoscente com o meio e não apenas através do conceito ou da percepção, o sujeito é caracterizado e analisado como um ser, as manifestações dos interesses individuais são crucias para a formação de uma personalidade.
A execução do projeto foi por meio da transversalidade das disciplinas e no conteúdo que estava em projeto pedagógico. É constatado que na creche com ambiente altamente estimulante propiciando a exploração dos sentidos: imitar, olhar, escutar, expressar-se através de sua fala e em contato com crianças da mesma faixa etária, tendo a professora como facilitadora de aprendizagem de alunos com idades aproximadas, que desenvolveram sua inteligência de forma surpreendente durante o referido projeto. Portanto, é possível comentar que a professora é comprometida com a aprendizagem dos alunos, explorando o assunto de forma, a deixá-los bem aprendizados dos conteúdos inseridos em sala de aula. Foi encerrado com uma dramatização sobre os órgãos dos sentidos, onde as crianças participaram com muito entusiasmo.
Cabeça, ombro, joelho e pé

Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e pé

Hum, hum, hum e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, ouvidos, boca e nariz

 corpo Maneiro - Movimento

                                 






















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário