sábado, 25 de junho de 2011

Meu portfólio

Um pouco de nós!


Meu nome é Iraneide Maria Silva dos Santos, sou pedagoga com especialização em psicologia escolar e da aprendizagem e supervisão escolar, atualmente exerço a função de supervisora na Escola Municipal Justino Dantas, localizada no Povoado Cruz. E como Augusto Cury diz “Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender”



Paula Edilma
Essa é minha tutora e amiga Paula Edilma a quem admiro muito sua personalidade e por ser uma pessoa bastante compreensiva e de atitudes humana.
Comunicação com a Mediadora
Olá Paulinha, estou procurando me aperfeiçoar nesse novo programa, continue sendo essa tutora que acredita e que incentiva a todos. Faço uso às palavras de Jean quando ele diz: “Paula Edilma continue de maneira contagiante nos coordenando e auxiliando até a reta final desse aprendizado”.


Quem sou como aprendiz!

Como diz Viviane Senna: “Ser professor hoje significa garantir o desenvolvimento de todo o potencial das novas gerações”, e vivemos na época tecnológica e como profissional da educação procuro manter-me atualizada, acompanhar os progressos tecnológicos, com a necessidade de continuar estudando, trocando idéias, experiências, interagindo, construindo e reconstruindo saberes. Como educadora faz-se necessário sempre refletir sobre minha prática.
 A escola precisa oferecer novas formas de conhecimentos, capazes de desenvolver as capacidades e competências cognitivas.
Como Albert Einstein enfatiza “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”





ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS
SEMEC - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes
CEP: 59380-000 – Rua Ver. José Sales Sobrinho, 70
Fone: (84) 3405-2725 – Fax: (84) 3405-2726 – CNPJ 08.470.486/0001-33
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Formulário para o  Diagnóstico da atividade 1.4

Tecnologias na Escola - parte 1


Nome do Cursista:(s) Iraneide Maria Silva dos Santos
Função (na escola): Supervisora
Unidade escolar: Escola Municipal “Justino Dantas”
Endereço da escola: Avenida Justino Dantas, 490
Data da coleta dos dados: 15 de abril de 2011


1.     Projetos/Programas Implantados na Escola



RIVED


TV Escola


ProInfo Integrado:      (   ) 40 Horas             ( x  ) 100 Horas  (    ) Projeto 40 horas

x
Radio Escola

x
GESAC


Aluno Integrado


Específicos Da EscolaQuais?________________________________________________________________


Gestar


Outro(s) Quais?_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2. Pessoal Envolvido


x
Alunos - Séries:

x
Professores


Gestores


Multiplicadores


Técnicos


Outro(s)Qual (is)?_________________________________________________________________________


3. Equipamentos Existentes na Escola


x
TV

x
DVD play


Videocassete


Gravador de dvd externo                

x
Computador

x
Receptor de satélite


Projetor de multimídias

x
Câmera digital


Filmadora


Scanner

x
Equipamento de Som (caixa acústica, mesa de som, microfone)



Tela de Projeção



Outro(s)Qual (is):


4. Equipamentos Existentes no Laboratório de Informática da Escola


x
Computadores - quantidade: 5

2
Impressora



Scanner


4. Recursos Existentes na Escola



Internet – Banda Larga : (   ) sim         Não ( x  )


Softwares educacionais

x
Biblioteca


Videoteca

x
DVD Escola (Volumes I, II e III)

Tecnologias na Escola - parte 2


4. Organização para Uso dos equipamentos


x
Professores na telessala



Professores no LIE



Professores na Biblioteca/Sala de Leitura


5. Os Professores da Escola Sabem Utilizar as Tecnologias



A maioria

x
Alguns


Poucos


Nenhum


A equipe gestora da escola utiliza as tecnologias? Quem?


6. Caso tenha mais de um Projeto na escola, identificar aquele que considera mais relevante para preencher as informações relacionadas a seguir:


Projeto: Saúde Escolar


7. O Trabalho Pedagógico com as Tecnologias é feito de forma:


x
Esporádica, dependendo da necessidade dos professores


Esporádica, dependendo do interesse dos alunos


Esporádica, dependendo da disponibilidade de tempo do professor


Esporádica, dependendo da disponibilidade de utilização dos equipamentos existentes na escola


Planejada pelos gestores da escola

x
Planejada pelos professores de determinada área ou série


Planejada conjuntamente pelos gestores e professores da escola

x
Existe um cronograma (atividades, série, prazos) de uso da tecnologia na escola?Quem faz? Inclusão digital – A monitora


8. Em que Situação a Tecnologia vem Sendo mais Usada na Escola


x
Inclusão digital dos alunos


Desenvolvimento de Projetos pedagógicos dos alunos

x
Apoio nas atividades pedagógicas

x
Integrado nas atividades pedagógicas

x
Apoio no trabalho do professor

x
Apoio no trabalho administrativo da gestão escolar

O que é WebQuest?


A WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede.
O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos.  Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos. Pelas WebQuests, propõem-se aos alunos a resolução de um determinado problema e, ao finalizar a tarefa, eles expõem de algum modo suas conclusões.
Podemos distinguir seis elementos em uma Webquest:
Introdução, Tarefa, Processo, Recursos, Avaliação e Conclusão.
Orientações para construção de uma WebQuest que tem certas    considerações por parte dos professores para a sua construção:
Tempo, Recursos, Participantes, Organização, Temática, Atividade, Informação, Exposição.
Contextualizando a Mudança: da Teoria à Pratica
Para se estabelecer uma prática dialógica precisamos levantar questionamentos sobre assuntos de interesse comum, ou seja, uma problemática que compreenda a realidade dos alunos, partindo de um pressuposto que o compartilhamento de idéias é profícuo para se estabelecer um ambiente de livre expressão que propiciem aos mesmos um dialogo interativo, tornando-os mais críticos e autônomos na construção do conhecimento. A estratégia utilizada é o debate de idéias, a partir de um tema problematizador, onde os alunos pesquisam e propõe ações a serem desenvolvidas no âmbito social. A tecnologia usada para fazer a finalização do produto, será feita mediante a elaboração de um relatório final que será expostos aos alunos e toda comunidade escolar, usando como recurso tecnológico o Data show e o DVD.
Partilhando a Leitura

É compreensivo quando Pedro Demo afirma que a escola está distante dos desafios do século XXI, isso é a realidade da maioria das escolas públicas, pois poucas têm computadores suficientes, como também alguns professores que dominem o computador e que queira buscar esse novo. Pedro Demo diz que as escolas têm que ser restauradas para se situar nas habilidades do século XXI, isso mostra que nossas escolas precisam fornecer ambientes favoráveis de acordo com as expectativas dos alunos.
”A escola usa a linguagem de Gutenberg, de 600 anos atrás”, diante dessa afirmação vemos que a mudança realmente é grande e não é fácil, pois existem resistências para aceitar o novo.
Como Pedro Demo diz “essa grande mudança começa com o professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor – ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal”.
 Nossos alunos já manuseiam computadores, seja em lan house, em suas casas, em casa de amigos, parentes, por terem tempo o que é tudo que os professores não tem. E precisamos interagir com essa linguagem do século XXI – tecnologia, internet que já estão implantadas no nosso dia- a- dia.
Currículo, Projetos e Tecnologias

UM POUCO DA HISTÓRIA
No final da década de 80 iniciou-se o uso de tecnologias na escola pública brasileira. Nessa época trabalhava-se com projetos pilotos que ocorriam de forma extracurricular e no contra turno em que os alunos frequentavam a escola. As atividades desenvolvidas baseavam-se nas abordagens instrucionista ou construcionista. A abordagem construcionista ganhou espaço em sala de aula, onde o professor através do dialogo orienta o aluno para que ele possa ter acesso às informações em diferentes fontes, a fim de atribui-lhes significado e construir conhecimento. Vale salientar que o uso de uma dessas abordagens oscila de acordo com as concepções do educador sobre o conhecimento, ensino, aprendizagem e currículo.

Plano de aula

UNIDADE III – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS
TURMA: NTE - DIRED
TUTORA : Paula Edilma da Silva Lima
CURSISTA: _IRANEIDE MARIA SILVA DOS SANTOS____________________

Atividade 3.4
PLANO DE AULA
Objeto do conhecimento – Geografia
Turma: 8º ano do ensino fundamental II
Objetivos:
  • Conhecer as características dos desertos da África, da Ásia e das Américas;
  • Comparar nossa realidade ambiental do semi-árido com a do deserto.
Duração das atividades:
2 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Contextualizar o tema em estudo através de questões ligadas ao meio ambiente, tais como a questão climática, cuidados com o desperdício de água, o uso adequado do solo e uma reflexão referente a nossa realidade local.
Estratégias e recursos da aula
Atividade número 1: 50 minutos   
Introduzir o estudo sobre os desertos e suas paisagens usando um cd interativo com imagens, conteúdos, vídeos e jogos. Primeiramente fazendo um levantamento  sobre a realidade local. No caso dessa aula a sugestão de vídeo foi retirado do Youtube: “Uma tempestade no deserto, sitio arqueológico africano e Oásis”,   foi uma aula que partiu da realidade local, imediata do discente, para depois chegar ao tema de comparação com os desertos a nível mundial.
Atividade número 2: 50 minutos   
Retomada das imagens do cd interativo e debate sobre os lugares estudados.   
Sugestão de diálogo:   
Vocês gostam do lugar onde vivem?
O que acham desse lugar?
Conhecem algum lugar que é bem diferente de onde vivemos?
Qual é a diferença ou semelhança?
Como são esses lugares?  
A partir do diálogo vai se adicionando informações que levem à discussão sobre outros tipos de desertos.
Relacionar a discussão com várias reportagens exibidas na TV  e ainda, explicar que no continente africano está o maior deserto do mundo: o Saara.
Recursos utilizados:
Computador, cd rom interativo e aula expositiva.
Recursos Complementares:
Para saber mais sobre os desertos e suas paisagens acesso o sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto
http://www.videosurf.com/video/tun-sia-tur-deserto-do-saara-da-tun-sia-154995972 
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/deserto.htm
Avaliação:
A avaliação será realizada por meio das observações em todo o processo e com interferências do professor para a efetiva participação dos adolescentes. Além dos registros individuais e coletivos que foram feitos pelo grupo.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário