segunda-feira, 20 de junho de 2011

PROERD

Manter nossas crianças longe das drogas”, este é o lema do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), adotado no DF desde 1998. Originalmente realizado em Los Angeles (EUA), o programa chegou até o Brasil por meio das polícias militares, que o adequaram ao país, já sendo trabalhado em vários estados brasileiros.
O modelo norte-americano Drugs Abuse Resistance Education (DARE), foi criado em 1983 e é aplicado atualmente em mais de 50 países, formando cerca de 30 milhões de crianças em todo o mundo. Em 1992 o programa foi desenvolvido no Rio de Janeiro e atualmente é trabalhado em todos os estados brasileiros.



O objetivo maior é enfatizar a prevenção ao uso das drogas e à violência entre crianças e adolescentes. O programa busca auxiliar os jovens na resistência às pressões diretas ou indiretas que os influenciam a experimentar drogas. Os instrutores do Proerd são Policiais Militares voluntários, capacitados pedagogicamente para desenvolver o trabalho nas escolas, em parceria com pais, professores, alunos e comunidade. Participam crianças da rede pública de ensino por meio de aulas semanais, ao longo de um semestre letivo, contando sempre com a presença do professor em sala. No último ciclo de aplicação do programa em 2007, cerca de 10.000 crianças foram atendidas.

ENCERRAMENTO DAS AULAS DO PROERD
A Escola está de parabéns por ter recebido o Proerd de braços abertos e ter dado condições aos 12 alunos, a possibilidade de serem vacinados contra as drogas, através dos conteúdos ministrados.
Os alunos do 5º ano e professores da Escola Municipal Justino Dantas agradecem ao instrutor Sgt Adaildo, na manhã do dia (20.06). A homenagem se deu pelo término das aulas, logrando êxito na aplicação das lições. A turma se mobilizou na entrega de panfletos e numa gincana entre os alunos onde todos foram premiados com o cd do PROERD. A turma fez surpresa com bolo e refrigerante, premiando o instrutor com uma galinha, onde o mesmo fez questão de ser fotografado com seu prêmio surpresa. Foi excelente o trabalho desenvolvido pelo instrutor Sgt Adaildo,
O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, Educadores, Estudantes, Pais e Comunidade, onde se oferecem estratégias preventivas visando reforçar os fatores de proteção, em especial, que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança e do adolescente que pode correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento violento. Um dos objetivos é sensibilizar as crianças e os adolescentes para que reconheçam e resistam às pressões diretas ou indiretas que poderão influenciá-los a experimentar drogas ou mesmo a agirem com violência.
Fotos do encerramento das aulas






















Nenhum comentário:

Postar um comentário