terça-feira, 24 de maio de 2011

Navegando livremente

Experiência de navegar livremente
Navegando na Internet adquiri novos conhecimentos, pois se tem acesso a várias leituras e uma dessas leituras foi compreender ou até mesmo aprender o conceito da palavra hipertexto, onde na wikipédia explica com poucas palavras que hipertexto - o prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva.
Ao clicar nos links facilitou bastante, pois logo em seguida era remetido para outra página e em nenhum momento me perdi, simplesmente quando eu fazia a leitura eu retornava clicando na seta que retornava para página anterior, e assim continuava minhas descobertas sobre o tema central que é compreender o que seja hipertexto. Há várias pronuncias sobre o que seja esse tema.
É interessante a leitura de vários conceitos, pois assim é possível ampliar nosso conhecimento e ter segurança diante de uma discussão.
Diante de toda leitura, se conclui que é de suma importância a contribuição do hipertexto para a educação está na participação ativa e consciente tanto do educador como do estudante, pois tem bastante vantagem para o ensino, mas é necessário que nossas escolas tenham computadores suficientes e internet, só assim será possível os alunos usufruírem dessas ferramentas valiosas e significativas.
Visitem o blog de minha colega Lourdinha, pois está bastante interessante o endereço é

terça-feira, 17 de maio de 2011

Comunicação com a Mediadora

Olá Paulinha, estou procurando me aperfeiçoar nesse novo programa, continue sendo essa tutora que acredita e que incentiva a todos. Faço uso às palavras de Jean quando ele diz: “Paula Edilma continue de maneira contagiante nos coordenando e auxiliando até a reta final desse aprendizado”.

Um pouco de nós



Meu nome é Iraneide Maria Silva dos Santos, sou pedagoga com especialização em psicologia escolar e da aprendizagem e supervisão escolar, atualmente exerço a função de supervisora na Escola Municipal Justino Dantas, localizada no Povoado Cruz. E como Augusto Cury diz “Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender”

Quem sou como aprendiz

Como diz Viviane Senna: “Ser professor hoje significa garantir o desenvolvimento de todo o potencial das novas gerações”, e vivemos na época tecnológica e como profissional da educação procuro manter-me atualizada, acompanhar os progressos tecnológicos, com a necessidade de continuar estudando, trocando idéias, experiências, interagindo, construindo e reconstruindo saberes. Como educadora faz-se necessário sempre refletir sobre minha prática.
 A escola precisa oferecer novas formas de conhecimentos, capazes de desenvolver as capacidades e competências cognitivas.
Como Albert Einstein enfatiza “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”