domingo, 4 de setembro de 2011

Atividade 1.6 – Reflexão sobre a Aprendizagem

ATIVIDADE 1.6 – REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM: EIXO 1
CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TUTORA – PAULA EDILMA
CURSISTA – IRANEIDE MARIA SILVA DOS SANTOS


As leituras realizadas, orientações recebidas e discussões realizadas contribuíram para a ampliação de meus conhecimentos sobre esta expressiva metodologia de trabalho. Por ser uma metodologia que tem avançado no contexto escolar a partir da década de 90, ainda possuímos certa dificuldade em nos articular e nos envolver com as diversas disciplinas na construção dos projetos da escola. No entanto, destaco um importante aspecto positivo observado durante o estudo: A maioria dos colegas apresenta compromisso, preocupação e paixão pela escola, pela profissão, pelo ato de ensinar/construir conhecimento, bem como de aprender. Porém, há angústias manifestadas diante das condições de trabalho, motivo pelo qual, não estão conseguindo dedicar o devido tempo para estudo e planejamento coletivo, para construir projetos, para preparar uma aula diferente, de atender o aluno individualmente ajudando-o a superar as dificuldades apresentadas, como também tem aqueles que não se interessam por se acharem incapazes de manusear um computador até mesmo pelo medo do novo, mas apesar disso há a necessidade manifestada de estudar, planejar e projetar coletivamente, sua superação é possível, com luta, coletividade e compromisso.
No entanto, hoje, graças principalmente às tecnologias de informação e comunicação, o acesso ao conhecimento está mais diversificado, infelizmente se percebe o mau uso dessa nova ferramenta por parte dos alunos, onde os mesmos não procuram usar de maneira sábia e proveitosa, por terem mais tempo que o professor para está na frente de um computador.
O computador ajuda os alunos a comunicar e a colaborar em atividades comuns, fornecendo também um prestimoso auxílio nos processos de coordenação e organização de atividades.

“PROPOSTAS DE PROJETOS”

CURSO PROINFO
EIXO: I
CURSITA: IRANEIDE MARIA SILVA DOS SANTOS
PROPOSTA DE PROJETOS
TUTORA: PAULA EDILMA
DATA: 04 DE SETEMBRO DE 2011.

A)QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES QUE AS LEITURAS PROPORCIONARAM PARA A MINHA PRÁTICA PEDAGÓGICA?

   As leituras sempre são de bastante contribuição para a minha prática pedagógica, pois procuro me atualizar e sei que as novas tecnologias de informação e comunicação são usadas para expandir o acesso a informação atualizada e, favorece a criação de ambientes de aprendizagem que privilegia a construção do conhecimento, a comunicação e a inter-relação entre disciplinas.
   Aprendi a diferença e como trabalhar melhor com projetos, sabendo aproveitar melhor os conhecimentos que os alunos trazem de sua realidade, bem como suas experiências, necessidades e desejos. Pois só assim o educador se aproximará mais do seu aluno e haverá uma interação maior entre ambos no aprendizado. É interessante a atuação do professor e os três pontos fundamentais que um profissional da educação deve ter conhecimento ao trabalhar com projetos são: as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atuam, as possibilidades da sua mediação pedagógica, com isso, propiciando o desenvolvimento da autonomia do aluno e a construção de conhecimento de outras áreas distintas do saber. Portanto, trabalhar com projeto requer mudanças de concepção de ensino e aprendizagem, como também na postura do professor.

B) É POSSÍVEL OCORRER APRENDIZAGEM POR MEIO DE PROJETOS? COMO ISSO OCORRE NA PRÁTICA?

  Sendo realmente através de projeto com certeza ocorre aprendizado tanto para o aluno como para o professor, pois com projetos de aprendizagem se respeita os diferentes estilos e ritmos de  trabalho dos alunos desde a etapa de planejamento, escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada. Não é o professor que planeja para os alunos executarem, ambos são parceiros e sujeitos de aprendizagem e cada um atuando segundo o seu papel e nível de desenvolvimento. O educador leva em conta suas dúvidas, curiosidades e indagações a partir de seus conhecimentos prévios, valores, crenças, interesses e experiências.
   O educador que trabalha com projeto é um consultor, mediador, articulador, orientador especialista e facilitador do processo em desenvolvimento pelo aluno. A criação de um ambiente de confiança, respeito às diferenças e reciprocidade de aprender a partir dos seus próprios erros. Então, diante de todo esse processo só podemos dizer que houve sim uma aprendizagem significativa para a vida do educando
C)QUAL A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE E SAYAMOUR PARA A EDUCAÇÃO?

Foi de suma importância, pois Paulo Freire foi responsável pelo método que consiste numa proposta para a alfabetização de adultos, que criticava o sistema tradicional que utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases de forma forçosa que comumente se denomina como linguagem de cartilha. Nisso concebe educação como reflexão sobre a realidade existencial. Articular com essa realidade nas causas mais profundas dos acontecimentos vividos, procurando inserir sempre os fatos particulares na globalidade das ocorrências da situação, na aprendizagem da leitura e da escrita equivale a uma releitura do mundo.  Partindo da visão de um mundo EM ABERTO, a ser transformado em diversas direções pela ação dos homens.
      Paulo Freire atribui importância ao momento pedagógico, mas com meios diferentes, como praxis social, como construção de um mundo refletido com o povo.  O diálogo é o elemento chave onde o professor e aluno sejam sujeitos atuantes. Sendo estabelecido o diálogo processar-se-á a conscientização porque é horizontalidade, igualdade em que todos procuram pensar e agir criticamente; é horizontalidade, igualdade em que todos procuram pensar e agir criticamente.
   Com o método de Paulo Freire, a palavra geradora era subtraída do universo vivencial do alfabetizando. A educação é conscientização. É reflexão rigorosa e conjunta sobre a realidade em que se vive de onde surgirá o projeto de ação. A palavra geradora era pesquisada com os alunos. Assim, para o camponês, as palavras geradoras poderiam ser enxada, terra, colheita, etc.; para o operário poderia ser tijolo, cimento, obra, etc.; para o mecânico poderiam ser outras e assim por diante.
   Já Saymour, para a educação foi na parte tecnológica. Ele é um dos maiores visionário do uso da tecnologia na educação. Par pet, desenvolveu uma linguagem de programação totalmente voltada para a educação, o Logo. Mas a comunidade pedagógica só passou a incorporar suas idéias a partir dos anos 80. E com isso a evolução do computador e da internet na escola conseguiram chegar até as instituições de ensino, com base nas pesquisas podemos mostrar a capacidade do computador como instrumento.