quarta-feira, 27 de julho de 2011

Síntese do texto Projeto de vida



Projeto de vida

Nilson José Machado
Professor Titular, Faculdade de Educação da USP
Entrevista - Diário na Escola, Santo André, 2004.

Projeto é lançar-se para o futuro, com orientação. Dentro deste contexto de projeto não cabe uma proposta fechada que seja imposta para os alunos. Eles precisam lançar-se para um futuro aberto e não criado.
O professor titular e diretor do departamento de metodologia do ensino e educação comparada da Faculdade de Educação da USP, Nilson José Machado, defendem estas idéias e diz acreditar que o destino escolar dos estudantes está ligado à capacidade deles de estabelecer projetos e de criar interrogações, expectativas e interesses para lançarem-se sobre eles.  
Segundo Machado, o fundo filosófico para o conceito de projetos vem de um pensador espanhol, Ortega y Gasset, que falava de futurição – um termo que pode ser entendido como lançar-se sempre para o futuro.
O professor afirma que os projetos podem ser considerados em diversas escalas. Mas no âmbito escolar, ele afirma que os projetos devem estar diretamente ligados ao conceito de cidadania, deve sempre existir o risco, mas não a impossibilidade, a existência de um projeto está ligada à dúvida, ao estudo e a uma meta em aberto. Cada aluno precisa ter uma pergunta, uma dúvida, coisas que pedem discussão, pesquisa e geram incerteza e, conseqüentemente, interesse. Para o educador, os projetos não precisam estar presos apenas a pesquisas de assuntos sofisticados para despertar o interesse e a criatividade dos estudantes.
John Dewey (1859-1952) pensava a escola como uma micro-sociedade e não só como uma preparação para o futuro.
Segundo Nilson José Machado, espaços para interação pessoal entre alunos e educador sem que sejam espaços de contato com hora marcada. “Tem que ser um espaço natural de convivência.”
“As escolas deveriam parar de propagandear quantos alunos colocam na faculdade, para mostrar quantos deles se formaram. Aí sim estarão mostrando que realmente prepararam bem os estudantes. Uma escola precisa ser avaliada pela formação que dá e não por quantos estudantes coloca no curso superior.”
Portanto, deveria haver sempre o desenvolvimento de projetos, naquele sentido do aluno, da criança, do adolescente, projetar-se para frente, para o futuro, com uma meta a ser alcançada, com uma dúvida a ser respondida, com busca de conhecimento. Proporcionando o desenvolvimento de projetos reais e substanciais para o futuro do aluno, preparando-o inclusive para seus projetos de vida.

domingo, 17 de julho de 2011

Garota Camponesa é do Povoado da Cruz

Durante a Feirinha de Sant’Ana neste sábado (16) foi eleita a Garota Camponesa 2011. Concorreram as comunidades: Trangola, Cruz, Mina Brejui, Boa Vista e Catunda, estiveram representadas por lindas garotas.
A Garota Camponesa 2011 é Bárbara da Escola Justino Dantas do Povoado da Cruz.





O grande empenho das professoras Íris Lucimar, Goreti e da vice diretora Fátima Santos é que se deu essa vitória para nossa escola. Parabéns para Bárbara e as que se empenharam para que isso fosse possível.